A influência das estações no cultivo

10 / jan

Os efeitos de temperatura, calor, umidade e, principalmente, a exposição à luz natural interferem no desenvolvimento das plantas e variam não só em cada região do país, mas também de acordo com cada época do ano. Entenda um pouco de como cada estação pode afetar a plantação e programe os cuidados com a sua lavoura!  

 

 

Com dias mais longos e maior incidência da luz solar, o verão traz vantagens às plantações: é a melhor época do ano para o período de vegetação da planta, com as condições que ajudam no seu crescimento. Mas também é preciso estar atento e ter cuidados com a exposição das plantas às altas temperaturas nesta época e às fortes pancadas de chuvas características da estação.   

 

O período entre Fevereiro e Abril acontece o plantio da segunda safra, a "safrinha". É bem comum produtores investir em milho, trigo, feijão e hortaliças que desenvolvem melhor nessa época do ano. Após a colheita da segunda safra, os produtores devem aproveitar esse período para tratar o solo.

Veja também: Como ser produtivo na entressafra.

E mais: Reposição de nutrientes no solo.

 

 

O período durante o inverno não é bem favorável ao plantio, pois além dos dias mais curtos e com menos incidência solar, a queda na temperatura nas regiões Sul e Sudeste  prejudicam o desenvolvimento das plantas. Mas existem algumas culturas dessa estação e nós já falamos sobre elas, além de alguns cuidados que se deve ter na lavoura durante o inverno!  

 

A primavera é considerada a melhor época para o plantio, já que possui bastante luminosidade e os brotos conseguem resistir melhor à incidência solar (que não é tão forte quanto no verão). Geralmente, os dias e as noites possuem a mesma duração e a planta consegue ser exposta pelo tempo necessário para a floração.   

 

Quer saber o que plantar na próxima primavera?

Confira um guia com as melhores opções para cultivar na primavera em cada região do país

 

 

  

Seja o primeiro a fazer um comentário