Como evitar o abortamento da florada?

07 / out

A primavera é considerada uma das mais belas estações do ano, e não é para menos, não é mesmo? Pois a florada do café acontece geralmente durante esse período, entre os meses de Setembro e Novembro.

E se o produtor rural já tomou os devidos cuidados com a pré-florada do café, agora ele deve estar atento ao processo de florada, que acontece durante esse período, na primavera. Pois, o volume de flores produzidas pelo café é de fato importante para a produtividade, já que são elas que originam o fruto e o grão.

Fatores como problemas nutricionais, estresse pelo clima como a falta e excesso de chuva, podem desencadear o abortamento da florada do café, o que acaba atrapalhando a produtividade e rentabilidade da lavoura. 

Por isso, continue lendo este texto e saiba como evitar o abortamento da florada da sua lavoura. 

Problemas nutricionais

Antes de se preocupar com fatores climáticos que contribuem para o desenvolvimento da lavoura, é importante levar em consideração e destacar como prioridade o seu manejo nutricional, que envolve todos os cuidados necessários para diminuir os estresses fisiológicos da planta.  

Esses estresses fisiológicos citados acima, podem ser causados pelo clima ou por fungos e bactérias. Por isso, é imprescindível prover a planta para que ela possa obter sucesso na florada: é necessário que se faça uma aplicação de um conjunto de nutrientes essenciais, como o boro, cálcio, magnésio e zinco que garantem uma melhor fecundação e manutenção das flores fecundadas.

Assim, auxiliamos o cafeeiro a atingir o seu melhor desenvolvimento e potencial reprodutivo e evitamos que a planta sofra problemas nutricionais e, consequentemente, evitamos seu abortamento. 

Estresse pelo clima

Agora, vamos falar do clima: não é segredo para ninguém que o clima é um fator que influencia muito na produtividade de qualquer lavoura, não é mesmo? Da mesma forma, no processo de florada, o clima também exerce uma função essencial: nem tão seco, nem tão úmido, tanto a falta de chuva como o excesso dela podem contribuir para que a florada tenha seu abortamento. Veja o que acontece em cada um dos casos:

Falta de chuva

Quando há um déficit hídrico, ou seja, falta de chuva, há também grandes chances que ocorra a perda de folhas dos ramos produtivos (abortamento). Esse processo de abortamento acontece pelo fato de a seca inviabilizar a fecundação do grão de pólen, dificultar a translocação de nutrientes e claramente diminuir a disponibilidade de água nos processos metabólicos do desenvolvimento floral.

Excesso de chuva

Da mesma forma que a falta de chuva pode provocar o abortamento da florada, o excesso dela também pode. Isso se dá pelo fato de que, quando há um alto nível de chuva, sem estiagem, pode acarretar em aumento de doenças da florada, fermentação e crescimento de fungos saprofíticos (apodrecimento da flor).

Vale destacar que o abortamento da florada em cafeeiros sob efeito de stress hídrico ocorre mais na parte terminal dos ramos produtivos e em cafeeiros jovens. 

Produtos MultPrime

Diante de todos os possíveis problemas que podem vir a acontecer nesse período de florada do café, você pôde perceber a importância de tomar os cuidados necessários com a lavoura, certo? 

Então, devemos destacar que o manejo nutricional é de extrema importância, pois pode aumentar consideravelmente a produtividade das floradas nesse processo. 

Como citamos acima, para alcançar o resultado esperado, é necessário que se faça uma aplicação de um conjunto de nutrientes essenciais, como o boro, cálcio, magnésio e zinco. 

Os produtos MultPrime listados abaixo, envolvem todos esses nutrientes em suas composições, com uma alta tecnologia que permite a rápida absorção e metabolização pelas plantas. Veja:

MultPrime Vitaflor: 

Melhora o pegamento da florada com a adição de Magnésio, Boro, Cálcio e Nitrogênio. O Vitaflor fortalece os botões florais e aumenta a produção. (Aplicação foliar)

MultPrime Accelera: 

Auxilia o crescimento e desenvolvimento com maior vigor da florada. Atua no momento da multiplicação celular, reduz o estresse das plantas, diminui a produção de etileno, hormônio vegetal que causa queda de flores folhas e frutos, aumenta a área foliar. (Aplicação foliar)

MultPrime Duo: 

Evite erros de dosagem e garanta uma nutrição balanceada com os principais nutrientes que o café precisa como o B, Zn, Cu, Mn, K e S. (Aplicação foliar)

MultPrime Admax:

Auxilia na complexação de elementos, uniformiza as gotas, anti-deriva, possui ação surfactante, redutor de PH, tamponizador e anti-espuma. (Melhora a aplicação, espalhamento, absorção, translocação e reduz a deriva.)

Precisando garantir o bom rendimento da sua lavoura durante este período? Fale com a gente no canto inferior direito deste post!

Seja o primeiro a fazer um comentário