Como recuperar sua lavoura dos efeitos das geadas!

19 / ago

Nos últimos dias as geadas afetaram as lavouras de centenas de produtores em todo o Brasil. Os cafezais foram uma das áreas mais afetadas. Este é o momento de contabilizar os danos e se preparar para que novos prejuízos não ocorram.

Nas lavouras de café de Minas Gerais, um dos estados mais afetados do país, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) estima que até 30% dos cafezais podem ter sofrido danos – há casos, inclusive, de 70% da produção queimada. Para 2022, a expectativa é que sejam produzidas 4 milhões de sacas de café a menos no Sul de Minas. Por isso, a recuperação da lavoura é uma necessidade imediata.

Como recuperar sua lavoura?

O primeiro passo é analisar o prejuízo. O levantamento deve levar em conta a área da propriedade afetada e a classificação da intensidade dos danos causados nas lavouras. A decisão do procedimento a ser feito para recuperação da lavoura deve ser tomada com base na magnitude da morte dos tecidos cafeeiros, quanto maior a quantidade de tecidos mortos mais drástica terá que ser a intervenção. Caso haja a necessidade de poda, a regra é: quanto menos cortar, melhor para a saúde das plantas.

Caso a lavoura ainda esteja em formação e o dano tenha sido severo, causando a morte das plantas por queima das folhagens ou pela canela de geada, deve-se renovar a lavoura. Se o dano for apenas superficial, as plantas terão uma boa recuperação.

Analisando as lavouras que já apresentavam produção, devemos analisar a necessidade de poda, teremos assim algumas situações possíveis:

- Danos superficiais nas bordas de toda a planta: Neste caso, somente a folha foi afetada, permanecendo o interior da planta ainda verde. A tendência é que esta planta produza café na próxima safra, se você tomar os devidos cuidados.

- Dano severo do terço superior do cafeeiro: A geada queimou folhas e ramos na parte superior da planta, o indicado é que você realize a poda por decote.

- Dano severo em grande parte dos ramos plagiotrópicos: Neste caso, o indicado é a poda por esqueletamento, cortando no início da porção dos ramos que não foi afetada até eliminar as partes mortas.

- Dano severo nos ramos plagiotrópicos e ortotrópicos: A planta se encontra morta de baixo para cima, tanto nos ramos produtivos como no tronco principal. O indicado é a recepa, cortando pouco abaixo do limite dos tecidos mortos da planta.

- Morte de plantas: analisar a proporção das plantas mortas e decidir se vale a pena ou não, renovar o cafezal.

As geadas são um fenômeno frequente, ou seja, quase todos os anos elas afetam os cafezais, em alguns anos afetam mais e em outros, menos. Para evitar perdas e danos nas plantações, a melhor opção é estar preparado para enfrentar este fenômeno.

Uma alternativa para proteger a lavoura dos efeitos da geada, é realizar nas áreas mais sujeitas à geada e baixas temperaturas, a arborização da plantação de forma sistemática por meio do plantio de linhas de cafeeiros intercalados com linhas de árvores. Dessa forma, as árvores dificultarão a passagem do frio nas noites mais geladas, servirão como quebra de vento, amenizarão extremos de temperatura alta e insolação, contribuirão para a diversificação biológica, ciclagem de nutrientes, etc.

Aposte na nutrição e na proteção!

Além disso, manter a nutrição adequada das plantas é essencial tanto para prevenir futuros danos, quanto para conseguir uma boa recuperação em sua lavoura. Plantas com maiores concentrações de carboidratos e proteínas tendem a suportar melhor o frio, e nós possuímos uma série de produtos que podem te auxiliar nesse processo. Vamos conferir:

- Accelera: Auxilia o crescimento vegetativo e aumenta o vigor das plantas. Atua no momento da multiplicação celular, reduz o estresse das plantas e aumenta a área foliar.

- Aminofull: Melhora a nutrição das plantas promovendo ação anti-estresse após veranico, intoxicação por herbicidas, pós-colheita e geadas. Possui formulação equilibrada, ideal para manter sua plantação nutrida e protegida no período das geadas.

- Admax: Auxilia na complexação de elementos, uniformiza as gotas, anti-deriva, possui ação surfactante, redutor de PH, tamponizador, e anti-espuma.

- MultPrime SL: Promove nutrição balanceada com os principais nutrientes necessários. Sem erros de dosagem, fácil aplicação e sem entupimento de pulverizadores, deixando sua lavoura muito mais protegida e vigorosa.

- Kupron: Participa de processos fisiológicos, como fotossíntese e respiração. Possui cobre bioativo, sendo muito efetivo na proteção da lavoura. Auxilia também no controle de fatores oriundos de estresses ambientais, como as geadas.

Nossa linha de produtos é ideal para garantir a proteção do seu cafezal. Conte conosco nos momentos bons, mas também nos momentos de instabilidade, afinal, é para isso que servem os parceiros.

Gostou do conteúdo? Fique de olho em nossas redes sociais, por lá estamos sempre postando dicas e compartilhando resultados! @multprime

Seja o primeiro a fazer um comentário