Poda do cafezal: importância, tipos e cuidados necessários

16 / set

A poda, também conhecida como podadura ou desbaste, é uma técnica conhecida por muitos agricultores e cafeicultores pois trata-se do ato de retirar parte de plantas, arbustos e árvores, realizando o corte de ramos, rama ou galhos.

Tal técnica, deve ser realiza periodicamente, que variar entre as espécies de plantas. Sendo executada de forma correta, a poda favorece o crescimento das plantas, tratando, revitalizando e renovando-as.

Quando abordamos o tema cultura do café, as podas tornam-se essenciais para um bom manejo do cafezal. Sendo utilizadas, extensamente na cafeicultura, como ferramenta chave para auxiliar na renovação das lavouras.

Importância

Desde a década de 70, a cafeicultura vem passando por um processo de modernização. Novas variedades de café foram introduzidas, o mercado ficou mais rigoroso e o café se popularizou. Tal demanda, implicou na necessidade de maior produtividade nos cafezais.

Todavia, alguns problemas que não ocorriam com frequência começaram a aparecer, como por exemplo, a perda dos ramos produtivos inferiores; exaustão das plantas devido à alta produção; fechamento da lavoura, dentre outros.

Então, nesse contexto, a técnica da poda passou a ser uma importante aliada do produtor.

No início, sua prática era apenas para corrigir o erro de manejo. Atualmente ela já é incorporada ao planejamento do cafezal. Pois, ajuda a corrigir os problemas e auxilia na condução e renovação da lavoura como forma de prevenção.

Dentre suas diversas finalidades, seu uso é um processo chave para:

⦁    Renovar os ramos produtivos;

⦁    Configurar e adequar a arquitetura da planta para tratos culturais;

⦁    Atenuar a bienalidade;

⦁    Minimizar os danos causados por eventos climáticos, pragas agrícolas e doenças;

⦁    Alterar o microclima;

⦁    Revigorar plantas debilitadas.

Tipos de Poda

Segundo o  Manual do Café Manejo de Cafezais em Produção da Emater (MG), são vários os tipos de poda que podem ser praticados na lavoura de café. Basicamente, são classificadas em duas classes:

⦁    Podas leves: que podem ser do tipo desponte e decote;

⦁    Podas drásticas: que podem ser do tipo  recepa e esqueletamento. 

Assim como em outros tipos de cultivos, na lavoura de café, a decisão pelo tipo de poda a ser realizado será em função da avaliação técnica, econômica e operacional. Empregá-las de modo racional, no momento pertinente e de acordo com os objetivos estabelecidos é o melhor caminho para se obter sucesso neste tipo de procedimento.

Dentre os tipos de poda, destacamos:

Recepa

É uma poda em que há uma retirada de grande parte do tronco, o que provoca um rebaixamento acentuado do índice de reservas de planta, com morte de grande parte das raízes absorventes, as quais ressurgem posteriormente. O cafeeiro que é recepado ficará por uma safra sem produção e, apenas na segunda safra, irá retornar a uma boa produtividade.

Decote lenhoso

É uma poda em que o corte é feito no ramo ortotrópico, em plantas em que grande parte dos ramos laterais ainda se encontram presentes e que podem ter potencial produtivo para a próxima safra. Sua prática é indicada para reduzir o tamanho das plantas, facilitando os tratos e a colheita ou visando maior incidência de luz, o que proporciona o aumento das brotações dos ramos produtivos e a florada.

Decote herbáceo

É uma poda que consiste na eliminação da gema terminal do ramo ortotrópico. Sua finalidade é o controle sobre a altura das plantas. Porém,  devido à resposta da planta no crescimento lateral dos ramos produtivos, é recomendado apenas quando há espaço suficiente nas linhas do cafezal, sob pena de um fechamento e definhamento dos referidos ramos. 

Esqueletamento

É uma poda que consiste no corte dos ramos laterais do cafeeiro de 20 a 50 cm a partir do tronco, dando à planta um formato cônico ou cilíndrico. Essa poda é indicada quando a planta ainda apresentar grande parte dos seus ramos produtivos preservados e quando for necessário o revigoramento destes. Caso já tenha ocorrido perda significativa dos ramos plagiotrópicos, deve-se optar pela recepa.

Desponte

É um poda em que consiste no corte dos ramos produtivos, de 50 a 80 cm a partir do tronco, conferindo um formato  cônico à planta. Objetivando quebrar a dominância apical e induzir às brotações laterais.

Cuidados Necessários

Mesmo sendo o maior produtor e exportador de café do mundo, o Brasil ainda sofre com a baixíssima média de produção por unidade de área. Entretanto, com a avanço da tecnologia e da ciência, atualmente, técnicas como a análise de solo, análise de folha, manejo de aplicação de insumos via foliar, podas e novas tecnologias na área dos fertilizantes auxiliam no desempenho do cafeeiro, melhorando os índices produtivos.

Conforme apresentado, a poda é uma ferramenta essencial para o manejo do cafezal. Entretanto, sua utilização de forma inadequada pode causar estresse ao cafeeiro, ocasionando em problemas futuros.

A planta tem que mobilizar suas reservas para retomar o crescimento das partes podadas, o que acarreta na morte de raízes e até de plantas, se já estiverem debilitadas. Cafezais podados recentemente devem ter cuidado especial quanto à nutrição e controle fitossanitário.

E para obter sucesso na hora de realizar a poda de sua lavoura, é preciso ficar atento à escolha dos produtos que irá utilizar na sua lavoura. Principalmente quando se trata da sanidade da lavoura.

O ataque de pragas, doenças, a presença de plantas daninhas e o enfraquecimento podem prejudicar a recuperação do cafezal após a poda. Aqui na MultPrime, os produtos ideais para o sucesso da sua lavoura nesse processo, são:

Admax – O MultPrime Admax é essencial no preparo da calda de aplicação, pois reduz pH e espuma, aumenta o peso de gotas que vai evitar a deriva e potencializa a absorção dos nutrientes. - Uma lavoura saudável é o mais importante.

MultPrime Reccupera – Oferece uma nutrição balanceada na medida certa para o cafeeiro recém podado, fornecendo toda nutrição necessária para uma melhor brotação. - Afinal essa lavoura precisa prosperar, não é?

Accelera – Ele é um precursor hormonal que auxilia no crescimento vegetativo e no enraizamento, essencial para lavouras podadas ACCELERAR a nova brotação. - Com Accelera o processo não é nada lento!

Aminofull – Esse produto fornece todos os aminoácidos essenciais de maneira fácil para planta, melhorando a performance para sair do estresse da poda.

E aí? Será que a sua lavoura está preparada para o processo de poda? Lembre-se sempre: prevenir é melhor do que remediar, fique à vontade para solicitar nossos produtos para te auxiliar nesse processo.

Seja o primeiro a fazer um comentário