Como ser produtivo na entressafra

24 / maio

A entressafra é o período do ano agrícola que vai do final da safra (fim da colheita) até o início do preparo para um novo plantio. 

Mas isso não significa que você não poderá produzir também nesta época. Para solucionar esta questão, algumas técnicas foram desenvolvidas e citamos agora para você.

Integração pastagem-lavoura - desenvolve atividades agrícolas e pecuárias, intercalando e integrando-as em épocas diferentes, mas aproveitando a mesma área e assim potencializando a eficiência das terras em questão. Essa medida, ajuda a fomentar fontes de renda alternativa (criação de pequenos rebanhos de animais) e ainda reduz os impactos  de culturas que consomem os mesmos nutrientes.

Culturas de inverno – Por conta do clima brasileiro, as propriedades que não têm condições de tratar as ervas daninhas, ficam reféns e optam por produzir culturas de inverno, que são elas: girassol, aveia, milho, trigo, entre outras — na tentativa de minimizar o aparecimento de plantas indesejadas, o que deu muito certo. Para aproveitar melhor os benefícios dessa estratégia, o agricultor deve conhecer bem as suas terras, optando pelas culturas de inverno que sejam condizentes com as características do local. Isso permitirá uma maior produtividade e qualidade na hora de colher.

É claro que para colocar tais técnicas em prática é fundamental o acompanhamento de um profissional qualificado e produtos direcionados para determinadas ações.

Seja o primeiro a fazer um comentário