Conservação do Solo

11 / abr

Um dos itens, para não dizer o mais importante, que deve ser levado em consideração em qualquer cultivo é o solo! Sem as propriedades orgânicas e nutritivas dele, não existiriam frutas, verduras e grãos. Mas não é correto apenas usufruirmos dos benefícios do solo. Por isso, existem diversas técnicas de conservação do mesmo. Em 15 de abril, comemora-se o dia nacional da conservação do solo. “Esta data foi criada com o intuito de desenvolver um pensamento crítico na população sobre a importância da correta utilização do solo, como um recurso natural para a produção de alimentos.”

 

 

Existem diversas formas que foram desenvolvidas com o passar dos anos para utilizar o solo na produção de alimentos de forma menos agressiva. Entre elas existem:

Adubação verde ou orgânica – para o aproveitamento e também preservação dos solos durante o cultivo é interessante alternar as safras com plantas que dão vagens (feijão, lentilha, ervilha...). Essa vegetação caracteriza-se por associar micro-organismos presentes na terra, capazes de transformar o nitrogênio do ar em compostos hidrogenados que enriquecem o solo.

Afolhamento – aqui o solo é recuperado gradativamente, ou seja, poupa o solo mas não para de usá-lo. A área é dividida em 03 partes, onde duas serão cultivadas e a outra ficará descansando, geralmente por dois anos para recuperar naturalmente os nutrientes perdidos.

Plantio direto – nesta técnica, como já diz o nome, o plantio é diretamente sobre os restos da antiga colheita. Ou seja, não é necessária a aragem da terra, evitando a exposição do solo a fatores climáticos e desgaste. Mais um benefício do plantio direto é que se ganha no combate à erosão e aumenta-se a produtividade.

Existem ainda outros tipos de técnicas, como: Calagem, Curvas de Nível e Rotação de Cultura. Nossos distribuidores no momento da venda podem lhe auxiliar em quais procedimentos escolherem para melhorar o plantio e conservar suas terras.

Seja o primeiro a fazer um comentário