Aproveite a versatilidade do milho

24 / ago

O milho é um cereal amplamente cultivado e consumido em diversas regiões do mundo e em todo o Brasil, que é o terceiro maior produtor mundial. Com alto valor energético, rico em fibras e diversas proteínas e minerais, seu principal uso é destinado tanto para a alimentação animal, em formas de rações, quanto humana, podendo ser consumido de várias formas: cozido, sendo matéria prima de diversos pratos da culinária típica brasileira (como o angu, a pipoca e a canjica) ou sendo utilizado na indústria como componente na fabricação de farinhas, pães, bolos, chocolates, óleos, xarope e etc..

A versatilidade do milho vai além do setor alimentício. O grão também é utilizado para a produção de etanol, utilizado para limpeza doméstica, aditivo de gasolina e também como biocombustível para automóveis. O amido derivado do milho também é utilizado na fabricação de medicamentos, cosméticos, resinas, produtos de limpeza, plásticos, tintas e até fogos de artifício.

Mas não pense que é somente o grão que é aproveitado. O sabugo, parte interna do milho onde os grãos ficam presos, e a palha, que cobre o milho, também são muito utilizados no artesanato e no plantio! O sabugo, por exemplo, era muito usado para criar bonecas e pode ser  utilizado  na  plantação  de  orquídea pois é rico em nutrientes remanescentes dos grãos e possui uma boa drenagem da água. A palha de milho, por sua vez, é uma excelente matéria-prima para a produção de artesanato de forma geral, muito utilizada para fazer bonecas, cestas, chapéus, bolsas e várias outras decorações. Também é uma grande aliada na conservação do solo com a técnica do plantio direto, em que a palha permanece no solo, cobrindo e protegendo o mesmo contra a erosão, proporcionando nutrientes e valorizando a agricultura sustentável.

Veja também: Os rumos do milho em 2018

Seja o primeiro a fazer um comentário